Quanto custa viver na Irlanda ?

Publicado: julho 23, 2011 por Nathaly Nunes em Aluguel, Fazendo Compras, Intercâmbio, Irlanda, Planejamento
Tags:, , , , , ,

Lembro de passar horas e horas durante o periodo de planejamento do nosso intercâmbio pesquisando sobre custo de vida e média de gastos mensais para viver na Irlanda, agora quase 4 meses depois e centenas de notas fiscais guardadas (é guardei todas até o terceiro mês mas cansei!) posso dizer por experiência própria.

Logo que chegamos em Dublin e começamos a caçada por um lugar para morar chegamos a conclusão que entre morar em um bairro mais afastado e mais barato e gastar quando vê €70 euros de condução por mês cada, seria uma melhor opção ficar bem no centro e pagar um pouco mais de aluguel. Hoje acho que acertamos em cheio.

***
Nossos gastos mensais se resumem ao seguinte: (valores para nós dois/casal)

€ 200,00 – supermercado (Lidl e Aldi), limite de €50 semanais
€ 580,00 – aluguel
€    35,00 – luz, a cada dois meses pagamos €70
€    70,00 – Mc’ e similares, comidas na rua ,pub e extras
—————————————————————————————-
€ 885,00 – total mensal bruto
***

Não conto nesse valor viagens nem compras extras, alguns meses extrapolamos mas agente fica mais de mês sem entrar na Penneys por exemplo o que protege as econômias. Paris gastamos aproximadamente €700, Grécia com muitas comprinhas irresistiveis €1000 e passagens mais caras. Isso saiu direto do nosso dinheiro pessoal.

Comemos bem, pub é raro, compramos cerveja e tomamos em casa, somos bem caseiros mesmo. Quando vamos no pub com os amigos saimos de lá ao menos €20 mais pobres então rola um peso na consciencia depois.

Morando no centro nunca usamos locomoção a menos que pegamos o DART como quando fomos para Malahide, Howth, Dun Laoghaire e Bray ou para o aeroporto. A propósito as linhas de bus que passam no aeroporto são 16a ou 41.

O primeiro mês realmente é quando se mais gasta, você chega e precisa comprar um travesseiro, edredon e as vezes alguma coisa para a casa como no nosso caso, pratos e xícara. O edredon gira de €10 a €25 na Penneys, pouco diferença entre solveiro e casal. Travesseiro com €4 compra um pacote com dois, ruinzinho mas serve. Capa para o edredon achamos por €10 de casal com mais duas capas de travesseiro, compramos duas, nem precisava, uma teria dado para o quebrar galho. Um lençol de cima casal €8.

***
Nossas compras iniciais :
(dívididas entre primeiro e segundo mês)

€  18,00 – edredon de casal boa qualidade
€ 20,00 – dois conjuntos de capa edredon e travesseiros de casal
€    4,00 – dois travesseiros na promoção
€    8,00 – lençol de cima
€    5,00 – conjunto com três panos de prato
€ 10,00 – quatro pratos de jantar, acho que pagamos caro mas…
€   4,00 – duas xícaras de café
——————————————————————————–
€69 ,00 – total
***

Também fizemos o cartão do Dublin Bikes logo no segundo mês para os dois, o que valeu cada cent pois usamos bastante e o Paulo inclusive para ir trabalhar. € 10 por pessoa para um ano. Tivemos algumas lâmpadas de ouro queimadas aqui em casa que devem ter nos dado o gasto de € 10 ao todo entre as três vezes, uma ida ao dentista com direito a obturação no dente a € 70 e alguns imprevistos como envio de documentos por DHL para o Brasil.

Falei quase tudo que lembrei, claro que nunca é o preto e o branco, sempre há gastos inesperados e coisas que compramos mesmo sem dever e foi por isso que viemos com a ideia que nosso limite seria € 1000 por mês, para o casal, o  resto é lucro e viagem! rsrsrs

Valores por curiosidade:

€ 6,95 – Big Mac (putz deu uma dúvida agora, mas é bem aproximado)
€ 4,95 – Melt Meal no Burguer King, opção um pouco mais barata mas gostosa
€ 3,50 – Pedaço pizza + latinha refri na Talbot St.
€ 8,65 – Fish and Chips no Beshoff da O’Connel St.
€ 7,00 – Jarra (pitcher) de cerveja no Murray’s da O’Connel St
€ 4,00 a 6,00 – Pint nos pubs do temple bar, depende
€ 2,00 – Pint na Diceys nas terças-feiras 😉

Um abração à todos, espero ter ajudado!

Nathaly Nunes

comentários
  1. Olá,

    Acompanho o blog de vocês há um tempo e adoro ler posts como este, falando um pouco mais sobre o dia-a-dia de vocês. Eu e meu namorado vamos para Dublin em janeiro e estamos nos organizando para a viagem. Somos de Porto Alegre e hoje de tarde vamos fechar um pacote com a World Study para estudar na SEDA, mas estamos cheios de dúvidas, se tu pudesse me ajudar em uma cruel seria ótimo! Estamos querendo eliminar do pacote o seguro saúde de viagem e só deixar o seguro governamental oferecido pela escola, por uma questão de economia, pois pensamos em só fazer o seguro viagem quando estivermos em algum país que o exija. Será que é muito arriscado? Já ouvi falar que o governamental acaba não servindo pra nada e fiquei com um pouco de medo. Vocês chegaram a fazer esse seguro (internacional)?

    Obrigada
    Beijos e sucesso com o blog.

    • Nathaly Nunes disse:

      Oi Vitória!!

      Que legal, obrigada por acompanhar o blog, eu fico muito feliz!
      Nós nunca fizemos seguro viagem, só o governamental e sinceramente eu acho que é suficiente.
      Uma vez que estiverem aqui podem fazer só pelos dias que vão viajar o outro… eu nunca fiz pois eles não pedem seguro nenhum na entrada dos países da União Europeia. Talvez…TALVEZ a Inglaterra entrando por Londres… mas quando nós entramos por Manchester nem passamos por imigração. O governamental é o mínimo exigido, servir não serve se você – queira Deus – nunca precisar mas algum seguro com a cobertura mínima exigida você precisa de qualquer maneira para o GNIB na Irlanda. Ou faz o gov ou faz o euro da gta… Eu não posso dizer para fazer o mesmo que nós e viajar sem seguro, é bom ter pelos dias que for viajar caso algo ocorra com você realmente grave, mas nós não fizemos e nem pretendemos.
      Boa sorte com todo planejamento querida. Quando precisar estou aqui!

      Beijão!

      Nathaly

    • Fabricio Seidler disse:

      Oi, Vitoria,

      Tbm vou em março com minha esposa e tbm sou de POA, ja tenho tudo fechado, se quiser podemos alinhar as idéias…

      Nathaly, ficou bacana a explicação…..

      Abraço

  2. Karina disse:

    Ajuda e muito. É fundamental saber mais ou menos de quanto serão as despesas. Eu sou tranquila, não sou de sair muito, e acho que muita gente também se segura até conseguir um trabalho. Saber que uma pessoa (aparentemente) consegue viver com menos de €500,00 é bom mesmo.

  3. Nathaly,

    Obrigada pela resposta. Fechamos nesta semana com a agência, mas ainda estamos pensando sobre o seguro internacional, acho que vamos comprar só durante os dias das viagens.

    Fabrício, vocês já estão negociando com alguma agência ou escola??

    Abraços!

  4. Amy disse:

    Olá, adorei o vosso blog. Eu sou de Portugal e vim com os meus pais à um ano para a Alemanha, para falar verdade, nós estamos a pensar em ir embora, pois nós aqui temos muitas dificuldades, eu ainda estou a estudar e os meus pais estão desempregados, e o pior é que os ordenados são praticamente como os de Portugal (nós nunca imaginámos isso), bom mas como o nosso país está a passar por uma crise horrível nós gostaríamos de apostar nos países com língua inglesa (nós todos falamos o Inglês/francês quase na perfeição, a minha mãe principalmente, pois ela tem um curso universitário de línguas). Então eu e a minha mãe temos andado a pesquisar e concluímos que entre o Reino Unido e a Irlanda, a Irlanda é o local mais barato para viver. Mas por um lado estamos com um pouco de receio, os meus pais têm medo de chegar aí e não encontrarem trabalho, eu claro fico com receio por eles, e pior, não conhecemos ninguém por esses lados, mas por outro lado, é muito mais complicado arranjar trabalho sem estar aí. Então gostaria imenso de ter uma opinião de quem vive aí e fala a mesma língua que nós (:
    Ah eu e a minha mãe já enviámos o nosso pedido no facebook .

    • Nathaly Nunes disse:

      Olá Amy! Recebi os pedidos no facebook e já aceitei.
      Acho muito legal o contato de vocês pois normalmente os leitores do blog são estudantes de intercâmbio. Vocês usam algum programa de mensagens instantanea como Skype ou MSN? Poderiamos conversar mais tranquilamente. De qualquer maneira a situação de empregos na Irlanda já foi melhor mas empregos existem e principalmente para quem não tem restrições para trabalhar. E é claro, seus pais podem procurar trabalho em suas próprias areas de atuação, com um passaporte europeu e falando inglês naturalmente não será tão difícil. Como opção secundária muitas mulheres atualmente trabalham cuidando de crianças como nanny ou childminder e mesmo que não seja um serviço extremamente bem remunerado ajuda uma família a se manter. Para homens costumo ver muitas vagas na area de segurança, como night porter, para quem tem um bom inglês não é grande problema conseguir um emprego. A dificuldade é maior para os estudantes brasileiros que chegam aqui muitas vezes com o inglês básico e pouca experiência de trabalho anterior.
      Vamos seguir conversando pelo facebook!
      Um abração!
      Nathaly Nunes

      • Andreia Duarte disse:

        Ola Nathaly, eu estou a considerar a hipótese de me mudar para a Irlanda para trabalhar, e gostaria de saber como está a situação por aí. Sei que a crise afecta toda a Europa, mas a Irlanda parece escapar um pouco.

      • Nathaly Nunes disse:

        Oi Andreia, eu não moro mais na Irlanda desde 2011 então definitivamente não sou a pessoa indicada para te dar essa informação mas posso te dizer que ano passado era evidente as consequencias da crise na Irlanda. Isso resultava na falta de empregos e boas oportunidades então aconselho que você não vá desamparada financeiramente, pois no caso de não conseguir emprego muitos são forçados a voltar antes do tempo e por um fim precoce no seu intercâmbio por não ter como se manter mais no país.

        Espero que ajude. Um abraço,
        Nathaly Nunes

  5. Cecília disse:

    Olá Nathaly!! Esse valor do aluguel (€ 580,00) é para um quarto com banheiro?? Em dublin 2?? Eu vou só mas gostaria de um quarto só para mim e de preferência com banheiro. Seria esse mesmo valor? Como vocês usam internet? está inclusa na conta de luz?? Cama de casal, panelas, fogão e geladeira já tinha no apê né?? E o aquecedor é legal?? Muito bom o post. Muito obrigada!! beijos

    • Nathaly Nunes disse:

      Oi Cecília, nós pagavamos isso para um apartamento de um dormitório, perfeito para um casal mesmo. Se você quer só um quarto individual com banheiro privado acho que consegue por uns 350 euros por mês… tudo depende muito como você pode imaginar. Alem disso pagavamos 15 euros de internet para nossos vizinhos que nos deram a senha wireless deles e mais a conta de luz que vinha de 2 em 2 meses. O ap veio completinho em relação a mobilia e com muitos utensilios domésticos também. O que tivemos de comprar foi roupa de cama, pratos e canecas somente. O aquecedor funcionava perfeitamente, é bom verificar antes de se mudar de vez, pois faz muita diferença o aquecimento.

      Beijos querida! Nathaly Nunes

  6. Keila disse:

    olá td bem?
    Estou me preparando para morar em Dublin em agosto de 2012. estou indo sozinha, e tenho muitas dúvidas e medos. Gostaria de saber se é melhor eu ir com aluguel e tudo pago, ou eu procuro aluguel ao chegar aí? Pois tenho medo de não gostar do local alugado e ter que continuar só pq já está pago.
    Obrgada.
    Gostei muito do seu blog.

    • Nathaly Nunes disse:

      Oi Keila, não tinha visto teu coment. Bom eu acho que não tem necessidade de ir com aluguel certo. Claro que tem que ter um lugar(hostel, pensão etc…) para ficar até achar um bom lugar mas em até 2 semanas você vai estar instalada com certeza. Se tiver alguem para dar uma força com o inglês pra vc achar um lugar bacana é melhor tbm.
      Boa sorte! Nathaly Nunes

  7. Guilherme disse:

    muito obrigado, só tenho mais uma pergunta….quanto custa pra deixar o brasil?? qual foi o custo pra ir embora?

Deixe uma resposta

