CouchSurfing.org

Publicado: abril 26, 2011 por Nathaly Nunes em Diversos, Viajando pela Europa
Tags:

  O que você acha da ideia de viajar pelo mundo ficando hospedado com pessoas que moram onde você está indo passar férias? Conhecer diferentes culturas, viajar e ainda economizar uma boa parte do orçamento de uma viagem que é a Hospedagem!!

Isso é o CouchSurfing, uma comunidade global que tem como finalidade amenizar as barreiras geográficas e culturais ajudando aqueles que precisam de um lugar pra ficar a encontrarem aqueles que tem um lugar para oferecer. E mais importante de tudo não se trata somente de acomodação grátis mas sim de intercâmbio cultural onde você troca experiências com pessoas que talvez você nunca iria conhecer. E foi por causa desse conceito que um pouco antes de virmos para Irlanda nos cadastramos na comunidade e fomos criando aos poucos nosso perfil.

Esse mês após estarmos mais adaptados ao novo lar resolvemos começar a participar ativamente da comunidade e recebemos nossos primeiros surfers. Primeiramente, Émilie e Antoine, um casal de Canadenses que moram atualmente em Paris na França. Em sua trip pela Irlanda eles reservaram 3 dias para conhecer a Fair City, hospedamos eles em sua chegada de Paris por duas noites e mais uma noite quando eles retornaram a Dublin para voltar a França. Foi muito bacana conhecer eles e acabamos aprendendo muito sobre o Canadá e principalmente sobre o Quebec que é de onde eles são. Como eles falam como primeira língua o Francês e como segunda o Inglês foi muito divertido as diferenças de sotaque. Detalhe**Último Dia : Full Irish Breakfast

Logo em seguida recebemos mais um casal, dessa vez multicultural, Paco da Itália e Mag da Polônia. Eles ficaram três noites conosco e a experiência foi demais, muito queridos e respeitosos, certamente iremos nos reencontrar em alguns meses, talvez em Agosto iremos ficar na casa da Mag em Lublin para ir a um festival semelhante ao WoodStock que rola durante 4 dias lá. Detalhe**Paulo cozinhou um típico Strognoff para eles.

 Após essas duas primeiras experiências posso dizer que aprovamos com certeza o projeto e recomendamos para toda pessoa mente aberta e que gosta de conhecer novas pessoas e culturas diferentes. Posso adiantar que no inicio de Maio estaremos ausentes da Irlanda por 1 semana surfando em sofás alheios, mas onde é surpresa (ou não…).

Agora algumas possíveis dúvidas:

– É necessário pagar para participar da comunidade? Não você só precisa se cadastrar no site, porém para tornar sua conta e seu endereço verificado você precisa fazer uma doação. Não é obrigatório e você só faz se quiser, muitas pessoas não se tornam membros verificados porém esse tipo de conta gera mais confiança nos outros participantes.

– Você precisa deixar as chaves da sua casa com a pessoa? Vocês escolhe, se você receber pessoas em sua casa, as regras são suas, se for surfar no sofá de outra pessoa procure saber o que ela acha sobre isso.

 – Você precisa pagar alguma coisa para ficar na casa de alguém? Não! Você precisa encontrar alguém que aceite e posso lhe receber mas não precisa pagar nada, se isso ocorrer denuncie no site pois esse não é o objetivo da comunidade.

 – Preciso hospedar para ser hospedado? Não! Você decide como quer e pode participar do projeto. Não tem como receber ninguém em sua casa? Quem sabe não estar disponível para um café ou volta pela cidade? A ideia é essa.

Espero que tenham gostado pois nós amamos!

See you soon!!!

Nathaly Nunes

comentários
  1. Karina disse:

    Muito bacana, quando minha viagem estiver mais próxima vou me cadastrar também, como provavelmente vou morar com outras pessoas talvez não possa hospedar ninguém, mas me ofereço pra um café. E a possibilidade de economizar em algumas viagens tb é muito interessante.

    • Nathaly disse:

      Isso ai! É realmente uma oportunidade muito legal, nas próximas duas semanas postarei mais novidades sobre o CouchSurfing pois será nossa primeira vez hospedados. A ideia toda parece um pacote completo, viajar, economizar, experiências maravilhosas e pessoas novas!! Entre mesmo! Abraços querida!

  2. Otimo post, vou me cadastrar e postar tambem no blog… é muito legal essa troca de ideias e experiencias ….. abraços

  3. Marcelo Carneiro disse:

    Fala Nathaly! Blz? Parabéns pelo blog, já o acompanho algum tempo (peguei no e-dublin groups). Então, em Outubro eu e minha namorada estamos indo pra Dublin e ainda tô pegando as manhas no CS. Gostaria de saber se vcs colocaram no cadastro alguma coisa sobre ser casal, pois não achei. Pq aí já facilita no perfil de gente q vamos receber ou visitar né….

    Abraço

    • Nathaly disse:

      Oi Marcelo, tudo tranquilo. Obrigada por acompanhar o blog. Sobre a questão de ser um casal na opção onde você coloca o sexo você pode optar por “Several People“ que significa que é mais de uma pessoa. Isso normalmente é o que indica que é um casal além do mais você pode escrever coisas sobre vocês dois no perfil. Eu diria que casal sempre transmite de cara mais confiança que pessoas solteiras, a principio. Nós quando estavamos procurando Couchsurfing acabavamos sempre enviando requests para casais e inclusive hospedamos dois casais em casa já. Espero ter ajudado. Abraços!

      Nathaly Nunes

      • Marcelo Carneiro disse:

        Valeu Nathaly! Não tinha observado isso no cadastro… Além dessa questão de confiança tem o ritmo tb neh!! rsrs
        Os programas de casal e solteiros são diferentes, acho q como casal não daria certo receber ou visitar solteiros hehe.

        Vcs tão na TEA né? Ficam até qdo lá? Nós tb vamos estudar nela… Posso te adicionar no Gtalk??

        Vlw

      • Nathaly disse:

        Nós estamos na TEA sim e ficaremos até fim de setembro. Quando vocês estão vindo mesmo?
        Sabe a questão de ser casal ajuda muita, mas não é necessário se limitar totalmente, nós quando estivemos em Paris ficamos duas noites na casa de um senhor Francês, ele é sozinho viúvo e aposentado, viajou por todo lugar já e está prestes a começar uma volta ao mundo, muito gente fina. Foram os melhores dois dias lá, ele nos tratou super bem, cozinhou comida francesa para nós, nos levou para cima e para baixo, foi muito bacana mesmo, alem do que tinhamos uma suite só para nós. Dividimos bons momentos com ele.
        Eu acho que vocês podem pegar mais confiança no site e mais experiência também ai depois abrem o leque.

        Não uso Gtalk mas uso Skype e Facebook, se quiser todos links estão ali no menu esquerdo do blog! 😉
        Abração!!!

  4. Marcelo Carneiro disse:

    Estamos indo em Outubro! Valeu pelas dicas. Te add lá no Facebook!

    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s