Segundas Impressões from Dublin

Publicado: março 22, 2011 por Nathaly Nunes em Cultura Irish, Dublin, Irlanda
Tags:,

Olá gente, sorry por eu estar postando pouco, ou menos do que deveria mas não tenho estado com muito animo. As aulas começaram segunda-feira e por enquanto não tenho muito o que falar sobre a escola. Estou um pouco aborrecida com o nível que estou, não está sendo puxado o bastante e estou tendo alguns problemas para trocar de nível.  Bom mas depois que tudo isso passar vou fazer um tópico só sobre a escola.

So… Essa semana abrimos nossa conta bancária e vamos depositar o dinheiro amanhã e já pegar o balance, até sexta-feira já estaremos com nossos GNIB. Esse processo tem sido muito estressante principalmente para mim que me preocupo demais com tudo mas só quero que tudo de certo. Ah eu no topo dos meus twenty estou com cabelos brancos já……OUHHHH.

Mas então vamos ao que interessa, o que nós estamos achando de tudo até agora, ou agora.

Segundas Impressões de Dublin:

– Gente, o povo Irlandês não mora aqui!… rsrsrs. brincadeirinhas a parte, realmente são muitos estrangeiros aqui, eu até imagino como o povo deve se sentir invadido com isso, pois é uma loucura, você vê muitos espanhóis, venezuelanos e coreanos pelas ruas, alias, coreanos, japoneses e chineses eu não sei diferenciar muito bem. É muito legal isso pelo ponto de você conhecer pessoas extremamente diferentes vivendo em comum com outras pessoas. Nós já conversamos com uma moça da Lituânia, um rapaz da Nigéria e alguns venezuelanos e cada um tem seu próprio sotaque, ajuda a acostumar o ouvido com diferentes tipos de inglês. Nossos vizinhos paquistaneses por exemplo, são MUIIITO diferentes de nós na maneira de se portar e agir, é muito comum estarmos falando com eles e eles só darem um sorriso meio boca virarem as costas e entrarem pra dentro de casa, ou entrarem na nossa casa e olharem o banheiro, levantarem a tampa do vaso e elogiarem como tudo é limpo… hahaha. É uma coisa de outro mundo! Eles são extremamente bem dipostos a ajudar e as vezes curiosos até demais. Nós como todo bom brasileiro desconfiado as vezes tentamos fugir da simpatia deles.

– As pessoas são aceleradas, deve ser por ser cidade grande, eu não sei. É bem difícil falar com eles as vezes, porque simplesmente eles sempre sabem o que você está dizendo, você só preciso dizer 3 palavras da frase que eles já responde, isso não ajuda muito o inglês e é um pouco irritante ás vezes.

– Os parques são lindos! St Stephen’s Green é o meu favorito particularmente. Porém o Phoenix Park é muito lindo e é imenso, eu vou fazer um post só sobre ele um dia desses mas antes preciso conseguir conhecer o parque todo. A foto a baixo foi tirada no Phoenix Park sexta-feira passada.

– As pessoas mais velhas, irlandeses mesmo são muito atenciosas, eles param para dar informação, querem conversar e são bem dispostos a ajudar. Eu quero muito conhecer mais o povo irlandês, os costumes e o dia-a-dia deles. Aqui em Dublin talvez seja um pouco difícil, pela fato de que as pessoas vem para cá estudar inglês e depois vão embora, o que torna a cidade transitória. Aqui é uma metrópole (mas não como São Paulo obviamente), muita gente e muita informação, perfeita para um intercâmbio, porém depois dos nossos seis meses de aula eu gostaria de ir para um lugar menor para ver o outro lado da moeda.

– A LIBERDADE que se ouve falar realmente existe aqui, você pode se vestir da maneira que quiser, fazer o que você quiser. Ninguém se importa. É claro que nós brasileiros adoramos reparar nos outros…  eu sei que não são todos mas eu mesma não consigo evitar. Acho umas pessoas muito loucas, as meninas de perna de fora *detalhe: SEM MEIA CALÇA* estando tipo 1°C é inacreditável. Eu olho e me da frio, sério.

– O FRIO não está mais castigando como na semana passada, logo que chegamos encaramos uma semana na base dos 0°C com algumas noites tendo chegado a -3°C. Esse frio juntamente com o vento e a sensação térmica castiga um pouco, mas nada que um boa casaco e um isolamento de forma que não frio por dentro da roupa não resolva. Ah mas é claro que não estou considerando o inverno, esse eu ainda quero ver dar as caras. Já o último fim de semana e esta semana temos tido agradavéis dia em torno de 12°C.

Taxa de natalidade nas alturas. São muitas crianças, muitas mesmo, percebi isso no meu primeiro dia aqui, carrinhos por todos os lados. Para ser exata a taxa de natalidade aqui na Irlanda(14,41‰) é menor que no Brasil(16,30‰), segundos dados de 2007 de uma estimativa feita pela ONU para o período de 2005-2010. Mas eu acho que talvez aqui seja parelho e no Brasil em alguns estados e regiões mais que em outras. De qualquer maneira do sul do Brasil não se vê tanta criança como se vê aqui, definitivamente.

– Eu diria que a comida é barata sim, mas barata em relação ao salário mínimo daqui. Nós gostamos de comer bem então acredito que vamos gastar algo em torno de €50 semanais para nós dois. Gente levem em consideração que nós compramos cerveja, chocolate e coisas boas para comer. Aliás, nós somos terríveis no mercado. Mas com certeza da pra ver que apertando com €35 semanais nós conseguiríamos sobreviver com dignidade…rsrsrs. Para terem uma ideia do valor da carne que é um pouco mais cara olha o que nós compramos no fim de tarde nesse sábado. Os três produtos por €10, direto no açougue que fica fechado no domingo então por isso a promoção.

– O INGLÊS – Bom não está sendo tão difícil quanto eu pensei que seria, converso quando necessário e entendo praticamente tudo que eles dizem, o sotaque dificulta ou facilita tudo mas no geral da para entender. Eu diria que nós viemos com um nível intermediário de conhecimento, nós temos muito vocabulário mas não temos muito costume de falar, aliás, nunca havíamos falado com pessoas que não entendessem português antes. Viemos sabendo falar sobre passado, presente e futuro, fazer explicações e perguntas simples, o suficiente para conversas cotidianas. Não conseguimos falar sobre assuntos específicos ainda, não que NÃO conseguiriamos, mas é difícil. As vezes me atrapalho e falo errado, mas também não me importo contanto que eles entendam. Assim com o tempo vou corrigindo os erros que ficam para traz. Com bastante dedicação acho que em dois meses nós já estaremos falando tranquilamente e com segurança sobre assuntos mais específicos e sobre o cotidiano também.

Por hoje é isso então pessoal, qualquer coisa estou aqui!

Cheers!

Nathaly Nunes

comentários
  1. Daiana disse:

    Oi pessoal, td bem??? nossa, adorei o blog de vocês! Eu, namor e uma amiga iremos em março… Confesso que nãoa chei o valor da comida caro, aonde que se compra isso de carne aqui no Brasil, no caso considerando R$10? Porque né, não podemos converter. Então por esse ponto de vista, é barato.

    Se possível, façam um post sobre o apartamento de vocês. Esperamos encontrar um só para nós 3, mas com dois quartos.

    Beijos e boa sorte por aí =D

    • Nathaly disse:

      É isso mesmo que eu disse, a comida é barata sim comparando com a moeda daqui. Se tentar fazer a conversão vai dar algo em torno de R$ 23 reais o que não seria tão barato. Mas a carne é o mais caro aqui, para comprar chocolates e bobagens é muito barato mesmooo tipo 4 cornettos em uma caixinha por 1,80 euros.
      Sobre o apartamento, eu fiz um post sobre aluguel não sei como colocar hiperlink aqui mas entra ai em baixo:
      https://lifexpatriate.wordpress.com/2011/03/11/aluguel/
      No momento nosso landlord nos deu tinta, pois nós queriamos pintar o apartamento e agora estamos de arrumação. Depois que tudo estiver no lugar vou tirar umas fotos bacanas e posso fazer um post sim, com mais algumas dicas.
      Qualquer coisa que eu posso ajudar, estou aqui!
      Beijão!! See u!

      • Daiana disse:

        Oii obrigada pelo comentário no blog, logo estaremos de casa nova (vou para o wordpress, eu acho, rsrsrs).

        Eu li o post sobre o aluguel sim, vou esperar o post sobre o apartamento

        Eu posso te mandar um e-mail sobre algumas dúvidas que tenho, já que vocês chegaram na época em que iremos (só que ano que vem =/)?

        Beijos

    • Nathaly disse:

      Claro que sim, me mande um e-mail e podemos conversar, eu não tenho mais usado o MSN desde que chegamos aqui mas o Skype sim. Você conhece?

  2. Jorge disse:

    Breve estarei por aí!

Deixe uma resposta

